sexta-feira, março 31, 2006
quarta-feira, março 29, 2006
segunda-feira, março 27, 2006
Até quando ?

O Canadá iniciou mais uma época de caça de milhares de filhotes de foca. É a maior matança de animais marinhos no mundo.
Este ano a "quota" é de cerca de 320.000 focas arpa, com idades entre 12 e 90 dias que permanecem nas superfícies geladas perto do local onde nasceram até serem capazes de procurar alimentos sozinhas debaixo de água.
Os caçadores vão em busca das suas peles, que possuem uma camada impermeável de pelo curto. Normalmente matam-nas ao tiro ou á paulada (usam o denominado hakapik, pau com um prego na ponta) e em certas ocasiões, um só caçador abate e junta até oito animais e vai arrancando-lhes a pele alternadamente. Muitas acabam por ser esfoladas ainda vivas.
Eu, não tinha preferência. Tiro, paulada ou esfolados vivos, qualquer uma servia para todos os responsáveis por mais esta crueldade humana.
sexta-feira, março 24, 2006
Mais dois..

Por cá ele morreu silenciosamente mas aqui ao lado ainda há quem lute pela sua sobrevivência.
Há poucas horas atrás nasceram dois linçes ibéricos no centro de recuperação de Acebuche em Doñana. A mãe é "Saliega". A única fêmea de Linçe ibérico que até hoje conseguiu dar à luz em cativeiro. O ano passado teve tres crias, agora mais duas.
É um enorme sinal de esperança para quem acredita no projecto espanhol de recuperação do linçe ibérico. Os ultimos sensos apontam para apenas 150 exemplares desta espécie, o que determina um cenário de pré-extinção. Seria o primeiro felino a extinguir-se do planeta nos ultimos 2.000 anos.
Ao longo dos anos os problemas com que se debateu o Linçe são conhecidos, perda de território, atropelamento, caça ilegal, doenças virais dos coelhos, consaguinidade.
Reforçada está assim ideia que cada um interessa. Cada um é valioso.
O sucesso está longe de ser conseguido, no entanto está previsto que já em 2009 o programa começe a fase de introdução do linçe ibérico no seu hábitat natural, a partir dos exemplares nascidos em cativeiro, nos parques naturais de Sierra Norte, Jaén e Despeñaperros. É dificil, mas o nome de baptismo de uma das fêmeas do centro de Acebuche é esclarecedor "Esperanza".
Para todos os que estão ligados ao projecto, Gracias.
quinta-feira, março 23, 2006
A essência do Circo..
"Secret", de Johann Le Guillerm, é um espectáculo que encontra uma nova dimensão para o circo. O protagonista é uma espécie de homem-orquestra que toca vários instrumentos. No palco, ao longo de quase duas horas, ele faz de equilibrista, toma formas animais, transforma-se até em homem das cavernas. E tudo isto acontece muitas vezes com o personagem principal a usar uns indescritíveis sapatos de ferro que fazem barulho de quinquilharia, mas que lhe permitem estranhos e improváveis equilíbrios. Partindo de formas geométricas e de algumas leis da Física, o protagonista aproveita para desenvolver o seu próprio processo artístico.
Para quem quiser ver a verdadeira essência do Circo. E sem interditar liberdades.
www.ccb.pt/ccb/cgi-bin/ccbnav.php?CurCatId=7&CurTemId=5&CurEveId=2277
terça-feira, março 21, 2006
Portugal dos pequeninos..

Ainda me estranho. Como é que eu estranho neste país ser promovido um circo de barbaridades.
Num país cujo presidente da republica condecorou recentemente fátima lopes, a estilista pré-histórica que continua a defender o uso de peles verdadeiras.
Num país onde o ministro do ambiente defende a co-inceneração de resíduos tóxicos perigosos.
Num país onde esse ministro se tornou no actual primeiro ministro.
Num país que em pouco mais de uma década conseguiu estragar uma das mais belas costas da Europa, a algarvia.
Num país em que há mais mãos a incendiar do que a limpar as florestas.
Num país que deixou morrer quase silenciosamente o lince ibérico..
segunda-feira, março 20, 2006
Liberdade proibida

Foi criado um regulamento onde não só consta a proibição o cativeiro destas espécies, como se estabelecem requisitos e normas para empresas e/ou instituições que realizem actividades de observação, investigação e turismo relacionada com cetáceos em águas nacionais.
Está ainda regulada a observação com veículos aéreos, a qual foi limitada a fins cientificos e filmagens. "A unica circunstancia em que o cativeiro é aceitável prende-se com situações de ajuda na cura de ferimentos ou doença, mas sempre com o fim de devolvê-los ao seu meio natural" afirma Priscilla Cubero, bióloga da Fundação Promar, organização privada que trabalha na conservação de ecossistemas marinhos da Costa Rica e que muito se congratula com esta lei pioneira para a conservação das espécies no nosso planeta.
"Em algumas áreas deste país a oferta de observação e natação com cetáceos aumentou significativamente, práticas que atentaram contra a conservação de populações e a própria segurança das pessoas" acrescenta.
Em Portugal emerge a estreia de um programa de televisão que promove o circo com animais selvagens em cativeiro. Penso que a legislação prevê que haja um parecer favorável da direcção geral de veternária para este tipo de situações. Não sei se ele existiu, o certo é que o programa foi para o ar ontem em horário nobre no canal de televisão com maior audiência deste país.
Só posso concluir que ou vivemos num país de palhaços ou ainda não sabemos o que é a liberdade.
quarta-feira, março 15, 2006
Para fora do nosso alcance..
da doença galopante
pudessem elas partir
para uma terra distante
pudessem adormecer
num berço flutuante
pudesse eu voar
e levá-las por diante
pudesse eu desertar
ser ave por instante
pudesse adormercer
num berço flutuante

segunda-feira, março 13, 2006
O poder do Jaguar..

Mesmo em cativeiro, mesmo rodeado por redes e impossibilitado de voltar ao seu ambiente natural, aquele jaguar não para, não se conforma. Demonstra com poder a sua inconformidade, a sua incompreensão...a sua revolta para com o seu destino.

Mas também acredito que alguns destinos ajudem a mudar os destinos de outros..
sexta-feira, março 10, 2006
quinta-feira, março 09, 2006
As feridas do Pizote..

Podemos sentir tristeza e indignação quando sabemos que pumas ou macacos mataram pizotes, pizotes mataram e comeram pássaros e iguanas ou ovos de tartaruga. E vão matar.
Mas a Natureza não conheçe bom ou mau. Isso fica para outras religiões.. Tudo simplesmente é. Já alguem dizia "Observar a Natureza sim...julgar os intervenientes não. Assim faz mais sentido." Dos que vi sobressaíam as feridas...mas quem as não tem? E seguimos viagem..
terça-feira, março 07, 2006
O primeiro peixe-balão..
Organizado pelo grupo DaimlerChrysler, o Mercedes-Benz Bionic combina a mais avançada tecnologia diesel com soluções de construção inovadoras. Para desenvolver o protótipo, o departamento de pesquisa da DaimlerChrysler e o centro de investigação tecnológica da Mercedes-Benz, que trabalharam em conjunto, inspiraram-se num exemplo específico da natureza:o peixe-balão.
Apesar das suas formas "cúbicas" e aparentemente pouco hidrodinâmicas, o peixe-balão é bastante veloz, apresentando portanto um "ideal aerodinâmico", tendo servido de inspiração a um veículo monovolume compacto e espaçoso, mas com pouca resistência ao ar.
Existem cerca de 100 espécies diferentes de peixe-balão sendo mais comum de encontrar nos recifes de Coral. A sua alimentação consiste essencialmente em crustáceos e moluscos.
A primeira vez que pude presenciar o fenómeno do seu modo de defesa foi de facto bastante interessante. Quando se sente ameaçado, o peixe-balão engole água (ou ar), de modo a fazer o seu corpo inchar consideravelmente. Desta forma intimida predadores e torna-se difícil de agarrar.

A sua carne é comestível, mas deve ser cuidadosamente preparada por especialistas, uma vez que a pele e vísceras contêm um poderoso veneno - a tetrodotoxina.
No Homem, esta pode provocar graves perturbações do sistema nervoso e até a morte.
Por ano são registados várias mortes por envenenamento após ingestão do peixe-balão (fugu).
segunda-feira, março 06, 2006
A cor dos Tucanos..
As espécies mais conhecidas são o tucano de peito branco, o tucano de bico preto e o tucano de bico vermelho. Estas três espécies distinguem-se pelo tamanho, pela cor da plumagem, pelo aspecto do bico e pelo seu comportamento.
O maior de todos os tucanos é o tucano de peito branco, medindo entre 55 e 61 centímetros de comprimento. O bico de qualquer uma das espécies de tucanos distingue-se dos bicos das outras aves por ser muito comprido, resistente, e quase oco.
Este bico oco e longo serve para os tucanos apanharem alimentos, para se defenderem de outros animais, para impressionarem as fêmeas durante o ritual de acasalamento, para perfurarem os troncos das árvores e para catarem os parasitas que se instalam na plumagem.
Outra das características que todas as espécies de tucanos têm em comum são as patas.
Para se empoleirarem melhor, têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás. Para se alimentarem, procuram comida na copa das árvores e, por vezes, no solo.
Apanham os alimentos com a ponta do bico e depois atiram a cabeça para trás para que a comida lhes caia na garganta.
A sua dieta é normalmente constituida por frutos, insectos, e ovos e crias de outras aves. Dependendo da espécie a que pertencem, os tucanos podem viver solitários, em casais, ou em bandos que podem chegar aos 10 elementos. Também o ritual de acasalamento é diferente de espécie para espécie. Por exemplo, o tucano de peito branco cuida da sua plumagem e da da fêmea que pretende cortejar. Além disso, também pode fazer "duelos" de bicos com ela.
O tucano de bico preto e o tucano de bico vermelho têm uma aproximação diferente. Para conquistarem as suas amadas, oferecem-lhes pequenas porções de alimentos.
A mim o que me conquistou foram as suas cores. São tantas e tão belas que fico com a sensação que os nossos olhos não estão preparados para captar todas.

foto tirada em condições controladas (reserva "os pumas").
Dedicado a todos os Tucanos prisioneiros e a todos os olhares prisioneiros.
sexta-feira, março 03, 2006
O roncar do Arenal..
Considerado geológicamente como "novo" (cerca de 3500 anos) eis a actividade vulcânica do Arenal:
Antes de 1968
Baseado em análises geológicas e estudos de elementos radiocarbono foram tiradas conclusões de que o vulcão Arenal entrou em erupção aproximadamente nos anos de 1750 A.D., 1525 A.D., 1080 A.D., 220 B.C., e 900 B.C..
Durante e após 1968
Premonitórias manifestações de actividade vulcânica começaram em 1965 com a libertação massiva de gás no flanco nordeste do Arenal, a seca acentuada na lagoa Cedeño e o aumento da temperatura do rio Tabacón. Na manhã de 29 de Julho de 1968, após 10 horas de intensa actividade sismica, o Arenal apresentou uma erupção explosiva e continua durante 3 dias. Matou 78 pessoas e devastou 12 km quadrados. Uma nova fase de explosões começou a 17 de Junho de 1975 com fluxos de lava e cinzas ao longo do perímetro do vale do Tabacón.
Em Maio de 1998 uma série de grandes explosões obrigou ao evacuamento das localidades cercanas de Fortuna e Tilaran incluindo cerca de 400 turistas. Mantêm até hoje um gradual aumento da actividade.
A área circundante ao Vulcão é considerada zona de alto risco com erupções regulares que oferecem aos turistas uma excelente oportunidade de testemunhar o poder da natureza. É portanto uma atracção extremamente importante para as contas do turismo da Costa Rica. Nos ultimos anos alguns hoteis, restaurantes e turismo virado para a aventura cresceram bem perto do território do Vulcão.
Jorge Barquero, do observatório sismico e vulcãnico da Costa Rica afirma que "a actividade do vulcão é estavel e normal para um vulcão activo, o que não é normal é que o homem tenha efectuado construções em zonas de alto risco. A qualquer momento pode haver uma erupção de grande magnitude, possivelmente com consequências".
A idade, o historial, o tamanho e o "roncar" desta montanha fazem sentir qualquer um bem pequeno...
quarta-feira, março 01, 2006
o faro dos Mapaches..

O Mapache é dos poucos animais que o pode fazer em virtude das suas patas traseiras poderem rodar 180 graus.
O Mapache é uma espécie que se adapta muito bem à presença humana. Aprendeu a alimentar-se de restos de comida que são deixados descuidadamente no lixo. Ao possuir para alem de uma fonte de alimento natural, uma fonte de comida artificial (restos de comida, lixo) e falta de predadores naturais (jaguar, puma, ocelote, etc), o numero destes animais aumentou significativamente em certas áreas. Agora é facil observar Mapaches fora dos parques nacionais da Costa Rica visitando inclusivamente zonas rurais e habitacionais.
No entanto em países como o Estados Unidos a caça de mapaches é um desporto importante e a pele deste animal tem grande valor. No México, é caçado principalmente pela sua carne. Devido à sua habilidade para se esconder,caminhar sobre ramos e nadar, são utilizados cães para os caçar.

Creio mesmo que tiveram a refeição da vida deles.
Projecto Esperança..

Não permita que estas crianças caiam no esquecimento.
Colabore! Na sua página de Internet, no seu blog, olhando para as crianças com que se cruza...
www.portoxxi.com/desaparecidos/