quarta-feira, março 01, 2006

o faro dos Mapaches..

Os mapaches são animais omnívoros (comem substâncias animais e vegetais) sendo a sua dieta composta essencialmente por ervas, frutas, nozes e alimento vivo como insectos e roedores. Tambem gostam de alimento seco. Distinguem-se por uma mascara negra que cruza os seus olhos, o pelo é cinza e a cauda com 5 ou 6 "aneis" pretos. Na idade adulta pode pesar entre 8 e 20 Kg medindo entre os 40-60 cm, mais cauda (20 a 30cm). As suas patas são constituidas por 5 dedos com garras curvadas e não rectráteis. As plantas das patas estão desnudas e são planas. As patas anteriores estão adaptadas para agarrar e aguentar objectos (alimentos), enquanto que as posteriores suportam o peso. É um excelente trepador de arvóres, podendo ascender a uma arvore de qualquer tamanho e descer na vertical sem mudar de posição (de cabeça para baixo).
O Mapache é dos poucos animais que o pode fazer em virtude das suas patas traseiras poderem rodar 180 graus.

O Mapache é uma espécie que se adapta muito bem à presença humana. Aprendeu a alimentar-se de restos de comida que são deixados descuidadamente no lixo. Ao possuir para alem de uma fonte de alimento natural, uma fonte de comida artificial (restos de comida, lixo) e falta de predadores naturais (jaguar, puma, ocelote, etc), o numero destes animais aumentou significativamente em certas áreas. Agora é facil observar Mapaches fora dos parques nacionais da Costa Rica visitando inclusivamente zonas rurais e habitacionais.
No entanto em países como o Estados Unidos a caça de mapaches é um desporto importante e a pele deste animal tem grande valor. No México, é caçado principalmente pela sua carne. Devido à sua habilidade para se esconder,caminhar sobre ramos e nadar, são utilizados cães para os caçar.

Sempre depois de jantarmos eram presença assídua nas nossas instalações. Como na época das chuvas não vão ter a mesma sorte, visto os turistas serem em muito menor numero, não resisitimos a dar-lhes o que procuravam..comida!

Creio mesmo que tiveram a refeição da vida deles.

8 Comentários:

Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Essa tua janela é para mim, uma aula de biologia, geografia, e muitas outras coisas boas.
O bichinho é lindo!!! A carinha, não é mais simpática, porque não dá!!! Muito lindo mesmo!!!

Beijinhos!!!
ò,ó

5:13 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Só para reforçar: preferi ficar com o lado dos Mapaches e esquecer a mania desvairada dos humanos, pela caça desnecessária. Se começar a falar aqui, sobre essas coisas todas, acaberei em tratado, como já o fiz no Desambientado!!! Então por essa razão falei somente do queridíssimo bichinho!!!

Beijinhos!!!
ò,ó

5:18 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Parece que eu sou frequentadora assídua...

Mas enfim, sou mesmo!!!

Agradeço por teres me visitado e só vi isso agora a pouco e então passei aqui para te dizer que deixei a resposta, justo lá, no post sobre o carnaval...


Outro beijo!!!
Beijinhos de boa noite!!!

7:26 da tarde  
Blogger Desambientado disse...

Gostei dos Mapaches. Podem ser praga, mas são bonitos.

10:50 da tarde  
Blogger Angela Ursa disse...

Olá! Seus tópicos são sempre interessantes. Parabéns! Abraços da Ursa :))

4:01 da manhã  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Um ótimo final de semana pra ti!!!

Beijinhos!!!
ò,ó

11:34 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Estamos realmente sempre a aprender, não conhecia este animal de nome "Mapache" mas agora graças a ti e ao teu blog já conheço e parece que se encontram com facilidade na C. Rica pelo menos, ora que prosperem porque parecem ser uns animais adoráveis.
Teixas.

1:19 da tarde  
Blogger Era uma vez um Girassol disse...

Sempre a aprender quando aqui venho! Engraçados, os Mapaches, não conhecia!
Fizeste muito bem, alimentá-los!
Bjoka

4:30 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial