domingo, janeiro 29, 2006

A anormalidade da neve..

Nevar é um fenómeno natural comum nas cidades frias de países do hemisfério norte. A explicação astronómica é que apenas nas regiões onde os raios solares atingem o solo com pequena inclinação pode ficar suficientemente frio para nevar. Próximo dos pólos, os raios solares atingem o solo quase de raspão, aquecendo-o pouco e deixando a temperatura no local muitos graus abaixo de zero. Desta forma os geógrafos dividiram cada hemisfério em três zonas:tropical, temperada e polar.
A zona tropical, é limitada por duas linhas imaginárias chamadas de trópicos:trópico de Capricórnio (no hemisfério sul) trópico de Cancer (no hemisfério norte).Na zona tropical, as estações não se distinguem tanto umas das outras, pois os raios solares atingem essa região sempre com bastante intensidade.
O elemento mais importante para a explicação da mudança no comportamento dos fenómenos atmosféricos são as massas de ar, pois estas constituem volumes da atmosfera que têm algumas propriedades em comum em virtude da área em que se localizam. Existem massas de ar polares, equatoriais, tropicais, oceânicas, continentais, entre outras, que se movem continuamente.
O encontro de duas massas de ar com diferentes temperaturas recebe o nome de “frente”. O fenómeno verificado ontem em Portugal foi consequência de uma frente fria, e nevou em locais onde isso já não acontecia à muitas dezenas de anos. Nevou em Lisboa, nevou na praia.

A alegria e regozismo unânime com que foi recebida surpreendeu-me. "Benesse da natureza" cheguei a ouvir. Sinto-me um pouco "Velho do Restelo" mas não posso deixar de me questionar e fazer um paralelismo:

-Se a temperatura da nossa mãe oscila para niveis que não lhe são habituais qual é a nossa reacção?

As alterações climáticas, para lá de significarem o aumento da temperatura, implicam também o aumento de episódios extremos, no calor e no frio. A frequência deste tipo de fenómenos ditará se foi mesmo algo pontual, um sintoma ou já uma doença. Até lá a Neve é linda.

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

A neve é linda... feliz neve para vcs de Portugal! Mas que a terra está doente.. ahhh ... isso tá! Deveria estar na UTI. -Ahh meu cachorro ladra e não morde. Outro dia meu carro estragou, entreguei as chaves para o mecanico ir buscar lá em casa, meu dog só faltou servir cafézinho a ele. Meu dog é melhor que qualquer ser humano... eu disse: melhor que qualquer um! Tem 13 anos e desconhece qualquer maldade que alguém possa imaginar. Quanto ao ano chinês.. não dá para generalisar porque, como disse, as mulheres chinesas são escravas numa maioria. Elas tratam bem os animais se o amo dela deixar! Minha pergunta continua em aberto... no ano do cão os chineses matam os cães como os matam o ano inteiro?

2:29 da tarde  
Blogger Desambientado disse...

A grande vantagem das teorias das alterações climáticas, é ainda não terem passado a certezas. Até lá...relaxemos. Tens toda a razão.

2:36 da tarde  
Blogger Era uma vez um Girassol disse...

Pois não sabemos...
Mas para mim não houve nada! Parou na Figueira da Foz, envergonhou-se....
Mas o pessoal de Lisboa, arredores e os do sul tiraram um grande gozo da situação! Ainda bem!
Um abraço

7:24 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial