sexta-feira, janeiro 27, 2006

E se parar de respirar fosse assim tão facil?

Ficar desperto para continuar a respirar ou morrer enquanto dormem? Este é um dilema diário que enfrentam os golfinhos. Para eles, ao contrário dos humanos, a respiração é um acto voluntário e não reflexivo. Por isto desenvolveram um mecanismo de adaptação ao meio oceanico que lhes permite que "adormeçam" apenas metade do cérebro. No meio do oceano uma perda de consciência, a dormir por exemplo, seria fatal. Se não respirarem...morrem.
Para poder dormir permanecendo ao mesmo tempo desperto, o golfinho "apaga" um dos seus hemisferios cerebrais, enquanto a outra metade do cérebro, que permanece desperta, exerce o controlo sobre as funções vitais, especialmente a respiração. Durante este período de sono "unihemisférico", os golfinhos desaceleram o seu metabolismo ficando praticamente imóveis.

Os golfinhos podem por vezes ser vistos a boiar à superficie do mar, com um olho aberto e outro fechado. Intercaladamente "desligam" a outra metade do cérebro e fecham o outro olho.
Para alem de assegurar a manutenção das suas funções vitais, a parte do cérebro que permanece activa durante o sono mantêm o rumo do golfinho e evita que viaje à deriva.
Este sonho unilateral foi estudado em laboratório comprovando-se que esta alteração de actividade cerebral de um hemisfero cerebral para outro inverte-se a cada 20 minutos sendo que chegam a conseguir dormir 8 horas diarias. Segundo um estudo da Universidade da California os jovens golfinhos capturados para viver em cativeiro permanecem acordados durante as primeiras semanas as 24 horas do dia. Adicionalmente as suas mães vigilam-nos permanentemente para que não adormeçam.

E se parar de respirar fosse assim tão facil...?
Será que nós, com as adversidades de cada um, teriamos maturidade para manter o nosso próprio respirar?

7 Comentários:

Blogger Era uma vez um Girassol disse...

Desconhecia semelhante fenómeno...
Se fosse golfinho...era um problema, porque sou muito dorminhoca!
Um abraço

9:08 da tarde  
Blogger Fátima Silva disse...

A imagem é extraordinária e o texto muito elucidativo. São informações preciosas para a ampliação do nosso conhecimento. Gostei muito.

2:22 da manhã  
Blogger Desambientado disse...

Texto excelente e imagem também.
Bom fim de semana.

12:22 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Consegui ser um golfinho lendo essa reportagem. Essa busca intensa que os seres vivos fazem pela vida é a prova que qualquer animal conhece a morte! Quem conhece a morte sabe que ela existe.. e já esteve la! O animal foge por medo.. entre todos, parece que o golfinho é mais arrisco. Talvez por saber... que existe algo que muito de nós se recusa em acreditar. Os animais guardam em si mistérios que os homens desconhecem.
Well.. tava com saudades .. e aida estou. Bom domingo para vc bravo guerreiro... e nossa luta para salvar as baleias.. deve continuar!

9:47 da manhã  
Blogger Marlene Koch disse...

Vim desejar uma ótima semana. Gosto quando pensas como um golfinho... faço isso muitas vezes também. As vezes penso como dog. Os animais ficam em contemplação grande parte do tempo, mas sempre alertas porque sabem que o perigo pode vir de qualquer parte. As pessoas vivem com medo de serem assaltadas... morrerem assassinadas mas.. ainda é mais seguro ser gente. Cuide-se bem guerreiro do arco-iris. Bom sono... e mais.. é preferível mergulhar bem fundo do que ficar a mercê dos navios mercadores de vida marítima visse? Abraços!!!!

6:07 da tarde  
Blogger Marlene Koch disse...

esqueci de dizer....... não pare de respirar..... NUNCA!!!!!

6:09 da tarde  
Blogger Angela Ursa disse...

Olá! Fiquei impressionada de saber que a respiração dos golfinhos é controlada por eles. Talvez esse seja um dos motivos de eles serem tão inteligentes e especiais! Abraços da Ursa :))

3:43 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial