quarta-feira, janeiro 25, 2006

Formosas como a flor

A família das orquídeas conta com 35 mil espécies descritas, além das cerca de 65 mil formas híbridas produzidas por cruzamento de forma espontânea e cultivada. Vestígios de fósseis encontrados desta planta datam do período entre o Jurássico, da era Mesozóica (de 195 a 136 milhões de anos) e o período Cenozóico (64 milhões de anos).
Existem orquídeas das mais variadas dimensões, desde pequenas plantas com flores do tamanho da cabeça de um alfinete, até plantas que chegam a ter três metros de altura.
A orquídea é uma flor hermafrodita (componente masculina e feminina na mesma flor), floresce apenas uma vez por ano e a sua floração dura 3 dias a 1 mês, variando de acordo

com a espécie. As orquídeas estão espalhadas por todo o mundo, desde o Árctico até aos Trópicos, mas é nas regiões mais quentes que são encontradas em maior abundância e variedade de cores e formas. Em relação à altitude, podem ser encontradas desde o nível do mar até as regiões mais altas, como os Himalaias.
Cada espécie de orquídea tem a sua particularidade, o seu habitat peculiar e as suas exigências para viver. Algumas espécies mais comuns são fáceis de manter e florir, outras são muito raras e difíceis, tanto de manter a planta saudável, como de obter as condições necessárias para que a planta dê flor.


Cada tipo de orquídea é atraente para um tipo de insecto, e as formas, tamanhos e cores irão variar de acordo com as espécies que as polinizam.
E há tantas e tão belas. "Post" dedicado às que por aqui passam...

5 Comentários:

Blogger Desambientado disse...

Lindo.

6:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá guerreiro! Tua orquidea tá linda... amo orquideas.. e já te disse que te amo também? -tji amo..rs.
Guerreiro... venha aderir a campanha na guerra contra os navios baleeiros... please. Estamos contando com tua astúcia para cutucar o ínimigo dos mares.
Se preferires podes colar a reportagem direto do site do greenpeace.. me avise ok?

9:50 da tarde  
Blogger Fátima Silva disse...

Gostei muito desta tua oferta de orquídeas. Levo já uma comigo...
Achei a informação bastante interessante, não calculava que fossem fósseis vivos.

12:50 da manhã  
Blogger Angela Ursa disse...

Olá! Adorei o tópico sobre orquídeas. Muito bonita a foto! Abraços florestais da Ursa :))

5:32 da manhã  
Blogger Era uma vez um Girassol disse...

O que se aprende por aqui...
Parabéns! Gostei muito!
Um beijinho pela minha orquídea!

10:28 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial