quinta-feira, fevereiro 23, 2006

Pôr do Sol em Tamarindo

Dizem que o mais belo pôr do Sol é em Africa. Espero um dia conferir.
Para mim, habitante de cidade, raras são as oportunidades de apreciar este momento cíclico mas sempre de singular beleza.
Este, não pude deixar de o desfrutar...

terça-feira, fevereiro 21, 2006

O grito dos Congos..

O macaco congo apresenta normalmente uma cor negra, pesando o macho entre os 6 e os 7kg enquanto a fêmea não ultrapassa os 4 Kg. É para muitos o animal mais caracteristico dos bosques americanos.
Devido ao seu potente grito, pode ser ouvido a muita distância (mais de1 Km em bosque denso). Este potente som é produzido por uma caracteristica especial na sua laringe, chamado hioides, que não é mais que um osso que o capacita de emitir uma forte ressonância. Na Costa Rica é o unico primata não humano que habita as florestas. Estes macacos estão normalmente em grupos de 3 a 20 individuos, compostos por machos, femeas e jovens. Considera-se que os congos são grandes consumidores de folhas e são extremamente selectivos, pois apenas comem certas partes específicas de certas árvores (escolhem as que possuem maior concentração de nutrientes em deterimento das outras).


Não sei o que nos quis dizer quando soltou aquele forte grunhido, mas confesso que a minha primeira interpretação foi... "nem penses em subir à arvore".

domingo, fevereiro 19, 2006

Crescer para lado nenhum..

Muita da biodiversidade da Costa Rica está umbilicalmente ligada aos seus rios.
Lá, como aqui, há rios que rasgam o país.

Lá, como aqui, água dá vida, água é vida.
É ela que alimenta a beleza animal e vegetal que amamos, que gostamos ou que nos é indiferente mas nos sustenta. Mas lá, eles ainda transportam vida.
Falar das particularidades das espécies com a qual tive contacto é uma motivação obvia, mas
primeiro tenho uma resposta a dar-lhes. Aos rios de lá.
Cá, tambem temos rios. Tambem já eles tiveram cheios de vida. Agora não, morrem lentamente. Temos industrias quimicas e texteis, celuloses e matadouros, pequárias e esgotos urbanos que fizeram partir as ostras, o golfinho, o salmão, a carpa...e a cor de cada um deles. Do Tejo, do Sado, do Vouga, do Caima, do Ave, do Lis, do Douro, do Alviela, do Guadiana, do Zêzere...
Cuidado que é tudo feito rápida e serenamente. Impune e naturalmente.
É por isso que desejo que te mantenhas assim. Com pouca coisa mas com tanta, tão pobre mas tão viva. Até quando Costa Rica?

sexta-feira, fevereiro 17, 2006

O que recordo...

O grito dos Congos
a cor dos Tucanos
o roncar do Arenal
o pôr do sol em Tamarindo
o faro dos Mapaches
as feridas dos pizotes
a água do Tabacon
a vivacidade das flores
o primeiro peixe balão
as arvores de guachipelin
o silencio do puma
o poder do jaguar

quarta-feira, fevereiro 15, 2006

Costa Rica

Venho mais convencido que o meu mundo não tem fronteiras.

A Costa Rica é um pais lindo. Com uma fauna e uma flora impressionante. Com praias de uma beleza estonteante e vulcões activos em energia e poder criador. Com pessoas que sofrem com a vida que o destino lhes ofereceu e outras que sorriem com a simplicidade de quem tem tudo.
Lá, como aqui, aquilo que vemos depende do que os nossos olhos querem ver.

Não quero e não posso comparar. Foram escassos dias e sei que estive num país lindo, mas o nosso não o é menos. São belezas diferentes...mas de um mesmo mundo. Só temos de as aproveitar e preservar.

Pura Vida!

quarta-feira, fevereiro 01, 2006

Eu, no país dos Ticos..

Amigos que por aqui passam...nas próximas duas semanas não vou poder actualizar nada neste espaço. O motivo felizmente é bem positivo, estou de férias e vou viajar.

Destino: um pequeno paraíso tropical banhado pelo oceano Pacífico e pelo mar das Caraíbas. Dizem que possui a mais extraordinária biodiversidade do Planeta. Vou averiguar : )

Regras a seguir:
Ø Não leve mais que recordações.
Ø Não tire mais que fotografias.
Ø Não mate mais que tempo.
Ø Não deixe mais que pegadas.


Depois conto...