terça-feira, maio 02, 2006

Boas práticas, boa gente

O Esperanza, barco insignia da Greenpeace, é parte integrante da audaz e ambiciosa campanha de luta e preservação dos Oceanos lançada este ano, tendo o seu inicio fortemente ligado à defesa das Baleias nos mares do Norte, onde permaneceu lado a lado com baleeiros japonêses por mais de um mês, defendendo as baleias corpo a corpo, uma a uma.

Nos ultimos dias andou pelos mares dos Açores. Para eles è um extraordinário exemplo de sucesso. Nos ultimos anos as coisas mudaram. Uma longa tradição de caça à baleia foi transformada numa rentável actividade de observação de cetáceos. A pesca de fundo (arrasto) tambem foi banida das águas açoreanas. O seu lamento é o de não poderem estender esta realidade aos mares de todo o mundo. Este modelo de boas práticas começou em 1992 com apenas um operador e cerca de 100 clientes, para em 2004 ter atingido cerca de 35.000 clientes com 35 barcos licenciados fazendo com que esta actividade seja muito mais viável económicamente do que a caça à baleia jamais foi.

Em 1996 a universidade dos Açores iniciou um programa de desenvolvimento efectivo de regulamentos para a observação de baleias. Com a experiência adquirida ao longo dos anos as leis vão sendo revistas, sempre baseadas no "principio de precaução" que o disturbio causado aos animais deve ser reduzido ao minimo possivel.
Os observadores da Greenpeace tiraram as suas conclusões após a observação das práticas açoreanas: "o que dá mais prazer é que nesta situação todos ganham. As pessoas locais, as pessoas ligadas aos estudos cientificos e as baleias".

Como disse o Richard, coordenador do projecto defensores do Oceano :
"podes matar a baleia uma vez, mas observá-la, podes fazer-lo vezes sem fim..."

Dedicação especial aos Açoreanos que trabalharam por isto e aos que por aqui passam..

8 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Parabéns ao povo açoriano.
Bem detalhada a tua reportagem. As vezes.. surge uma luz de esperança no horizonte, embora carecendo de cargas para ficar uma poderosa realidade.
Te love meu doce namorado.. e de algumas mais......

4:23 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Agradeço-lhe a visita. Devo dar-lhe os parabéns pelo empenho nesta luta. O mundo necessita de muitos mais como vc. Um beijo.

5:05 da tarde  
Blogger Angela Ursa disse...

Que belo exemplo o dos açorianos! Seria tão bom se outros países o seguissem. Parabéns aos açorianos e ao Greenpeace! Beijos da Ursa :))

5:47 da manhã  
Blogger Aprendiz de Viajante disse...

Como açoriana agradeço o post!

Um bjo para ti e boa semana.

10:00 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

"te love meu doce namorado"..ti quiero mucho..

2:00 da tarde  
Blogger Aprendiz de Viajante disse...

Já está! Já cumpri a missão que me deste!...

Um abraço.

1:28 da manhã  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Pois...

Cá temos também belos exemplos, que são o projeto Baleia Franca e também temos o Projeto Larus.

Vale conferir!!!
E parabéns as açoreanos que aprenderam a observar...

Beijinhos!!!


www.baleiafranca.org.br/

http://www.ufsc.br/prolarus/

4:49 da manhã  
Blogger LUA DE LOBOS disse...

A autora Maria de São Pedro, a Papiro Editora e a Fnac têm o prazer de convidar V.Exas. a estarem presentes para o lançamento do livro GATO PEDRA no dia 19 de Maio, pelas 19.00h na Fnac - Cascais Shopping.

11:07 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial