terça-feira, abril 25, 2006

No deserto gelado

Os amigos chamam-lhe o Yeti.
Alain Hubert, um belga cinquentenário, guia de montanha, tem no seu curriculum diversas expedições aos Himalaias, Artico e Antártida (aqui estabeleceu um record mundial com a travessia de 3.924km em autonomia em 1997/1998).
Em 2002 fundou a "Fondation Polaire Internationale" cuja missão é segundo ele “sensibilização e educação sobre a problemática dos câmbios climáticos. As regiões polares são uma das chaves para aprender sobre o que se está a passar no planeta”.
E as conclusões não são difíceis de tirar, desde o final do ultimo período glaciar, que remonta à cerca de 20.000 anos, a temperatura variou cerca de 6º.
Nos últimos 15 anos a temperatura média nas regiões polares subiu cerca de 3,5º.
Alain sabe que a maioria das pessoas ignora que a Antártida tem o dobro do tamanho dos Estados Unidos e o Àrtico a dimensão de três Europas. As suas aventuras contribuem pois para uma maior e melhor compreensão do universo que nos rodeia.

Alain foi agora nomeado responsável pela construção da nova estação polar belga na Antártida. Os trabalhos para erguer a “Princess Elizabeth Station” terão o seu inicio em Outubro de 2007 estando previsto terminarem em Fevereiro 2008. Será a base mais moderna a nível ambiental e funcionará 100% com energia renovável. Terá como objectivo suportar as expedições. Expedições essas que Alain garante serem a principal forma de consciencializar, fazer passar a mensagem.

Para este maratonista do gelo, “os pólos são um pouco como os grandes desertos. O espaço parece infinito. Há uma impressão terrível de solidão, que o horizonte avança connosco. No pólo norte o gelo tem vida, transparência, é um espectáculo mágico.”


E que a magia continue. Transparente, fria e única.

www.alainhubert.com

5 Comentários:

Blogger Marco Aurélio disse...

Fiz um post com uma enquête sobre qual é o Pior apresentador (programa) da televisão brasileira. Gostaria que você comentasse e votasse.

Um abraço

Marco Aurélio

11:33 da manhã  
Blogger TRILHAS&TERRAS = Homem em Movimento disse...

Li e gostei!!!

Um bom dia 25 de Abril!!!
Com 1 beijo e um cravo!!!

ò,ó

1:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E que a magia continue, transparente... fria e única, amém! Faço tua as minhas palavras...
Abraços ... namorado de tantas....
Mar

4:28 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Devia haver mais Alain's Hubert's neste Mundo..enquanto há Mundo!!

1:17 da tarde  
Blogger antonior disse...

Hugo!
Lamentavelmente, a minha vida só hoje me deixou vir aqui agradecer-te a visita lá ao meu espaço....e, o que mais te tenho de agradecer é a oportunidade da descoberta deste teu lugar e da fraternidade de almas.

Bem hajas....
Quem pensa como tu deveria ter varinhas mágicas nas pontas dos dedos!

Um abraço, com amizade

1:55 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial