quinta-feira, maio 11, 2006

2006 - Ano internacional da tartaruga (para a ONU)

Foto de Tartaruga carey (Eretmochelys imbricata) regressando ao fundo depois de emergir e respirar. Sipadan (Borneo), a 10 mts. de profundidade por Pere Rubio Rocabert (longimanus@bsab.com)

Das diversas especies de tartarugas marinhas, a carey é a que mais sofreu com a contínua exploração. Para além das ameaças que são comums a outras espécies de tartarugas marinhas, como a perda de hábitat de procriação e alimentação, a poluição, o petróleo, a ingestão de dejectos marinhos e as redes de pesca, é explorada pela sua carapaça, material precioso equivalente ao marfim, ao corno de rinoceronte, e ao ouro. A tartaruga carey cumpre os criterios da Lista Vermelha da UICN de 1996 para uma especie criticamente em perigo, sobre uma base de reduções da população global de 80% ou mais nas ultimas tres gerações (105 anos) e diminuições previstas para as próximas tres... A Convenção sobre o Comercio Internacional de Especies Amenaçadas de Flora e Fauna Silvestre (CITES) coloca-a no Apéndice 1 que inclui todas as especies em perigo de extinção que são ou podem ser afectadas pelo comércio.

ACTIVISTAS PRÓ TARTARUGAS PRESOS! Três activistas foram recentemente presos perto da residência em Nova Déli, Índia, de Naveen Patnaik, Ministro Chefe do estado indiano de Orissa. Você pode achar isto normal para um activista do Greenpeace, mas a conspiração vai além - os ativistas foram enquadrados na Lei de Proteção da Vida Selvagem indiana pelo transporte ilegal de carcaças de tartarugas olivas (Lepidochelys olivacea) do habitat delas em Orissa para Nova Déli - enquanto os verdadeiros responsáveis pela matança das tartarugas ficaram impunes.As Nações Unidas designaram 2006 como o Ano Internacional da Tartaruga; contudo, mais de 100.000 tartarugas olivas morreram em Orissa na última década.

AGORA: Assine a petição
http://ctk.greenpeace.org/od-en/ctk-letters/get-info?letter%5fid=2142626

Peça ao Primeiro Ministro da Índia para respeitar a lei e agir para proteger as Tartarugas Olivas ameaçadas de extinção!

1 Comentários:

Blogger ॐ Hanah ॐ disse...

Que bem hajas !!!!!

11:39 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial