quarta-feira, maio 17, 2006

Comendo a Amazónia


Ainda em Viena de Áustria, o presidente Luis Inácio Lula da Silva foi recebido com um protesto do Greenpeace em defesa da Amazônia na sua chegada à Cúpula UE-América Latina/Caribe. Activistas da organização, vestidas com o uniforme da seleção brasileira, seguravam bandeiras com a mensagem: "Don't Play with the Amazon. Não brinquem com a Amazônia". O Greenpeace exige de Lula o fim do desmatamento ilegal e da violência no campo na região.
"O Brasil é o campeão mundial de futebol mas, infelizmente, o País também é o campeão do desmatamento da Amazônia, que está sendo convertida em plantações de soja, usada para alimentar gado e frango na Europa, a um ritmo alarmante", disse Christoph Thies, um dos coordenadores da campanha de florestas do Greenpeace.

"Os consumidores europeus não querem comprar e comer produtos que promovem a destruição da Amazônia, a maior floresta do mundo".
No dia 6 de abril, o Greenpeace lançou o relatório "Comendo a Amazónia", que mostra como a maior floresta tropical do planeta está sendo destruída para dar lugar à soja. Segundo o estudo, multinacionais de commodities agrícolas estão impulsionando o desmatamento ilegal e a invasão de terras na Amazônia - aumentando a violência contra as comunidades locais, a grilagem de terras e o trabalho escravo.


Amazônia, berço da vida
Cobrindo 5% da superfície terrestre, a Amazônia estende-se por cerca de 7,8 milhões km2 em 9 países (Brasil, Bolívia, Colômbia., Equador, Guiana, Peru, Suriname, Guiana Francesa e Venezuela).
Do total, por mais de cinco milhões de km2 concentram-se no Brasil.

A Bacia Amazônica possui 25 mil km de rios navegáveis e contém cerca de 20% da água doce do planeta. Suas florestas são um dos mais importantes ecossistemas da Terra, concentrando cerca de 40% das florestas tropicais remanescentes no planeta e armazenando 40% do carbono existente na vegetação terrestre.

Estima-se que 50% das espécies vegetais e animais conhecidas vivem na Amazônia:
- 300-353 espécies de mamíferos, sendo 62 só de primatas;
- 950-1 mil espécies de pássaros;
- 55-60 mil espécies de plantas, sendo 5 mil só de árvores;
- 2.500-3.000 espécies de peixes;
- 100 variedades de anfíbios;- 30 milhões de espécies de insetos;
- milhões de invertebrados.

Culpas e culpados facilmente podemos encontrar, mas a Amazónia tem pressa. Pressa de soluções.

4 Comentários:

Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Meu querido...

Tudo que dizes em teu post, é verdadeiro, mas esqueceste de comentar que o nosso governo, é um JUMENTO (sem querer de modo algum, ofender esse lindo animal, que não faz juz a tamanho descrédito!!!) e que, por ser ignorante e um 'MOLUSCO hospedeiro', permite que pessoas de baxíssimos valores éticos se valham das vantagens de tê-lo como governante e não fará nada para intervir, como uma atitude correta e esperada por todos e que implique no usso da firmeza do pulso. Essa força, ELES todos somente sabem fazer, quando é para assinar despropósitos ou para fechar as mãos com dinheiro ilícito dentro e de preferência, que tal dinheiro seja público.

Num país onde os governantes senta-se à mesa para negociar com bandidos para que a gerrílha urbana pare, admitindo escancaradamente serem menos que os próprios bandidos, não se pode mesmo esperar mais nada. Se colocarmos o CAMACHO - lider do PCC no governo, certamente que o Brasil terá mais chances de ir para a frente, pois as facções criminosas no Brasil, provam ser muitíssimo mais organizadas e respeitadas, do que o outro lado dessa moeda furada, que são nossos governantes. O fato é que, bandido por bandido, não estou conseguindo ver quem é pior, mas facilmente podemos ver quem são os melhores!!!

Beijinhos e obrigada por teres ido até minha janela!!!
Cris

12:10 da tarde  
Blogger ॐ Hanah ॐ disse...

O pior disso tudo é que poucas são as pessoas que possuem essa informação.... e não disseminam..

1:28 da manhã  
Blogger Marlene Koch disse...

É amigo.. infelizmente o Lula foi uma decepção em se tratando de meio ambiente e outra decepção na fome zero(promessa que ele fez e não cumpriu). A figura vai se candidatar novamente esse ano.. e faz propaganda política as custas das verbas da presidência. Esse ano está sendo liberada geladeiras econômicas para a classe mais pobre do Ceará... liberou a aposentadoria dos idosos que estava em processo judicial a alguns anos... e mais.. está fazendo viagens prometendo tudo que havia prometido... de novo! O povão.. parece que está sugestionado a votar neste ecologicamente e politicamente INCORRETO novamente. Vou anular meu voto junto com tantos outros.. espero que o NULO vença.
Boa semana e obrigada pelas energias positivas guerreiro.
Abraços!!!!!!!!

10:57 da manhã  
Blogger Marlene Koch disse...

Estão mesmo comendo a Amazônia e o Lula come junto. Acho até piegas quando leio um artigo em algum lugar que menciona a tecnologia daqui a 500 anos... como se fosse possível haver vida na Terra em 2.500 se em 50 anos a industrialização brasileira e o resto do mundo colocaram Gaia na UTI. Mas... quem sabe vire moda.. salvar a Terra... e os planetas viverão felizes para todo o sempre.
Bom dia guerreiro.

10:32 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial