quarta-feira, dezembro 27, 2006

Arte..

A maior nação em termos territoriais do continente africano, com uma população constituida por cerca de 150 etnias, é palco de guerra civil, campos de refugiados e miséria.
Se juntarmos o deserto, a savana, a montanha, o Mar Vermelho, os vales verdes do Nilo...isto é o Sudão. É com certeza um dos mais bonitos países africanos , mas também dos mais difíceis para se nascer. À guerra civil iniciada nos anos 50 -conflito que opõe o governo militar muçulmano aos guerrilheiros cristãos-, o país soma o flagelo de prolongados períodos de seca. O saldo dessa combinação são 2 milhões de mortos, o dobro de refugiados e uma população que se limita a sobreviver..

A arte núbia resulta do mágico equilíbrio entre aldeia e natureza, homem e terra: é uma relíquia que no meio da morte se vai preservando. As pequenas e pobres aldeias são testemunho de mais de 4 mil anos de história. ''Essas habitações são como um livro aberto no qual a história da Núbia não está escrita em páginas, mas impressa nas paredes, nos pisos decorados e nas portas esculpidas. Um livro vivo de pessoas, cores e paixões, esperando para ser lido''.


No meio da maior miséria, injustiça, sofrimento, colorir o pouco que se tem é algo divino. Muitas espécies o fazem, seja como forma de sobreviver, seja como simples forma de Arte.

3 Comentários:

Blogger Avusa disse...

Admiro o teu interesse activo pelo mundo e pelas variadas formas de vida. Continua!!!

Fazes falta neste planeta…

10:59 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Que em 2007 sejas um ser ainda mais consciente em todas as tuas acções e pensamentos para que todos juntos na nossa Nave Terra possamos elevar a vibração do mundo a um nível mais luminoso, mais ecológico e sustentável...

Um bom ano Terrestre em 2007 para ti

9:25 da tarde  
Blogger ॐ Hanah ॐ disse...

.....{*.\.....(*~*~*).../}
....{.~.*\....////^^\../~}
....{*....\..(((/.6.6./.*}
....{..*.~.\.)))c..=.)*..}
.....{*...*.////_/~`.~.}
......{~.*.((((.`.`\.*}
.......`{.~.)))`\.\))_.-:*
..........`{.(()..`\_.-`.`:
............`)/.`..|
.............(....\ \
..............\....\ .\
........_ .__\...| /
........|` `...``Y;
........|./``-../../
........`......|./
................/.`-._


Boa Passagem !!!!


Beijo
Hanah

9:15 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial