Rino

Os filhotes podem ser vítimas de leões, tigres e hienas se houver uma oportunidade favorável para estes. Todas as espécies de rinocerontes se encontram ameaçadas de extinção, devido ao facto de serem muito pouco férteis – cada fêmea só tem uma cria de dois em dois anos – e, portanto, muito vulneráveis à caça, para além de sofrerem pela destruição do seu habitat.
Têm sido caçados extensivamente porque praticamente todas as suas partes são usadas na medicina tradicional asiática. A parte mais valiosa é o corno que tem sido usado como afrodisíaco, para curar febres, para cabos de adagas no Iêmen e em Oman, ou para preparar uma poção que supostamente permite detectar venenos. Todos os rinocerontes são listados pela CITES em algum grau de risco de extinção. Extima-se que existam cerca de 12.000 animais no mundo. A espécie menos ameaçada é o rinoceronte-branco. O rinoceronte-de-java conta com somente 60 animais (estimativa de 2002). As campanhas de protecção aos rinocerontes datam da década de 70, mas o declínio das espécies tem sido dramático..

Em geral, os rinocerontes africanos são mais agressivos que os asiáticos; enquanto as espécies asiáticas lutam com as presas, os africanos usam os cornos para furar o abdómen dos adversários. Os rinocerontes africanos alimentam-se pastando no solo, enquanto os asiáticos mais frequentemente comem folhas. Todas as espécies são mais activas à noite e de manhã cedo, passando o dia descansando nas zonas mais protegidas das florestas. Os rinocerontes podem dormir de pé ou deitados e gostam muito de se deitar em poças de lama ou no leito arenoso dos rios. São especialistas em abrir trilhas no mato, penetrando nele à força.
Foram descobertos fósseis de rinocerontes do Eoceno superior (com cerca de 33 a 40 milhões de anos) e eram abundantes na América do Norte, Europa e África...
Talvez a sua determinação não seja suficiente para as injustiças que lhe vão sendo feitas...mas deve ser inspiradora para os que continuam a lutar.

2 Comentários:
sempre pertinente…
Ai que lindo o bebezinho!!!
São extremamente doces, os olhares dos RINOS... Claro, o homem não poderia agir diferentemente diante de uma nimal que não possui predadores naturais, além do próprio homem... Adoramos ser únicos e especialmente na área da maldade...
Beijos,
Cris
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial