terça-feira, março 07, 2006

O primeiro peixe-balão..

A biónica, ciência baseada no estudo do comportamento e “mecanismos” dos seres vivos, para aplicação industrial ou tecnológica, poderá constituir a base para o desenvolvimento de uma nova geração de automóveis mais eficientes a nível aerodinâmico e em matérias como as emissões poluentes e compatibilidade ambiental.
Organizado pelo grupo DaimlerChrysler, o Mercedes-Benz Bionic combina a mais avançada tecnologia diesel com soluções de construção inovadoras. Para desenvolver o protótipo, o departamento de pesquisa da DaimlerChrysler e o centro de investigação tecnológica da Mercedes-Benz, que trabalharam em conjunto, inspiraram-se num exemplo específico da natureza:o peixe-balão.
Apesar das suas formas "cúbicas" e aparentemente pouco hidrodinâmicas, o peixe-balão é bastante veloz, apresentando portanto um "ideal aerodinâmico", tendo servido de inspiração a um veículo monovolume compacto e espaçoso, mas com pouca resistência ao ar.


Existem cerca de 100 espécies diferentes de peixe-balão sendo mais comum de encontrar nos recifes de Coral. A sua alimentação consiste essencialmente em crustáceos e moluscos.
A primeira vez que pude presenciar o fenómeno do seu modo de defesa foi de facto bastante interessante. Quando se sente ameaçado, o peixe-balão engole água (ou ar), de modo a fazer o seu corpo inchar consideravelmente. Desta forma intimida predadores e torna-se difícil de agarrar.

A sua carne é comestível, mas deve ser cuidadosamente preparada por especialistas, uma vez que a pele e vísceras contêm um poderoso veneno - a tetrodotoxina.
No Homem, esta pode provocar graves perturbações do sistema nervoso e até a morte.
Por ano são registados várias mortes por envenenamento após ingestão do peixe-balão (fugu).

Este simplesmente foi rapidamente devolvido ao mar.

7 Comentários:

Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Já te respondi sobre a estética humana e está lá pra ti!!!

Aqui temos peixe balão e são chamados popularmente de Baicús. São lindinhos e é mesmo muito interessante vê-los inflar em formato de bola!!! Tenho fotos deles... Esse da foto, está bem lindo e tem a carinha muito simpática. Aliás, acho que é isso um dos atrativos deles. Possuem carinhas...

Beijinhos Hugo e parabéns por tua sensibilidade!!!
ò,ó

4:13 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Animal fantástico no mínimo, nunca tinha tido o prazer de ver assim tão bem demonstrado como está na foto um peixe-balão e que lindo que é este animal, a Natureza nunca me deixa de supreender pelas suas formas e o papel que cada ser desempenha, parece que há um lugar para todos (apesar de tudo) e pelos vistos formas também. Espero que não estejam em vias de extinção.
Teixas.

4:54 da tarde  
Blogger Fátima Silva disse...

Bem, o peixe balão está definitivamente riscado da minha dieta.
Nem conhecia esta espécie piscícula, aliás como não conheço tantas outras.
Este blog é sempre uma surpresa... Gostava apenas de saber em que sítios se pode encontrar este amigo?

11:18 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Hugo...

Fiz uma homenagem agora, para uma das mulheres que eu considero mais como sendo a mais bela de todas e eu acho que vais gostar!!! Quando fiz, pensei em ti e na Fátima Silva, mas esqueci de salientar isso e como estava com pressa e é bastante trabalhoso, acebei desistindo de deletar para postar novamente, mas sinta-se homenageado, nesse dia internacional das mulheres. nada mais justo do que ser inspirada por um homem!!!

Beijinhos!!!
ò,ó

Vá até lá para ver!!!

5:41 da tarde  
Blogger Era uma vez um Girassol disse...

Este peixinho não é nada apetecível!!!!
O que se vem aqui aprender! Imensas curiosidades!
Continua!
Bjinho

12:33 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Como será que se sente um peixe balão? Ou... um animal qualquer, ou então uma árvore? -Digamos.. se pensarmos com o pensamento de outra pessoa, nos vemos diferente. Agora se pensarmos com os sentidos de uma árvore... nos sentimos árvore e vivos. Como vivos temos todos os mesmos direitos na lei da vida mas, será que nesse planeta as leis foram jogadas foras por quem o criou? -Pensando no peixe balão.. olhando esta tua foto, de repente.. acho a vida dele bastante interessante. Guerreiro... amanhã é dia da Agua e vim te desejar água em abundância.. para sempre e amém. Agora vou dormir.. e rezar em vc minha oração de todas as noites..rs. "Santo Anjo do Senhor, meu zeloso guardador, se a ti me confiou, a piedade divina, sempre me rege, me guarde e me governe.. e me ilunine, amém..... e que os anjos guardem e iluminem a ti também"! Com Deus me deito, com Deus me levanto, com a graça de Deus e do divino espírito santo.. amém! --- indo dormir.... boa noite e bom sono!!!

12:08 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Who knows where to download XRumer 5.0 Palladium?
Help, please. All recommend this program to effectively advertise on the Internet, this is the best program!

2:43 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial