segunda-feira, março 06, 2006

A cor dos Tucanos..

Os tucanos são aves conhecidas pelas suas cores e pelo seu grande bico. Existem muitas espécies diferentes de tucanos, todas elas habitando na América Central e do Sul.
As espécies mais conhecidas são o tucano de peito branco, o tucano de bico preto e o tucano de bico vermelho. Estas três espécies distinguem-se pelo tamanho, pela cor da plumagem, pelo aspecto do bico e pelo seu comportamento.
O maior de todos os tucanos é o tucano de peito branco, medindo entre 55 e 61 centímetros de comprimento. O bico de qualquer uma das espécies de tucanos distingue-se dos bicos das outras aves por ser muito comprido, resistente, e quase oco.
Este bico oco e longo serve para os tucanos apanharem alimentos, para se defenderem de outros animais, para impressionarem as fêmeas durante o ritual de acasalamento, para perfurarem os troncos das árvores e para catarem os parasitas que se instalam na plumagem.
Outra das características que todas as espécies de tucanos têm em comum são as patas.
Para se empoleirarem melhor, têm dois dedos virados para a frente e dois dedos virados para trás. Para se alimentarem, procuram comida na copa das árvores e, por vezes, no solo.

Apanham os alimentos com a ponta do bico e depois atiram a cabeça para trás para que a comida lhes caia na garganta.
A sua dieta é normalmente constituida por frutos, insectos, e ovos e crias de outras aves. Dependendo da espécie a que pertencem, os tucanos podem viver solitários, em casais, ou em bandos que podem chegar aos 10 elementos. Também o ritual de acasalamento é diferente de espécie para espécie. Por exemplo, o tucano de peito branco cuida da sua plumagem e da da fêmea que pretende cortejar. Além disso, também pode fazer "duelos" de bicos com ela.
O tucano de bico preto e o tucano de bico vermelho têm uma aproximação diferente. Para conquistarem as suas amadas, oferecem-lhes pequenas porções de alimentos.

A mim o que me conquistou foram as suas cores. São tantas e tão belas que fico com a sensação que os nossos olhos não estão preparados para captar todas.


foto tirada em condições controladas (reserva "os pumas").






Dedicado a todos os Tucanos prisioneiros e a todos os olhares prisioneiros.

6 Comentários:

Blogger Marlene Koch disse...

Olá guerreiro. Não deveriam apelidar comportamentos e tipos humanos com nome de animais né? Aqui no brasil chamamos de tucanos para certos políticos que desviam a grana e empinam o nariz como se tivessem razão.
Obrigada por carregar minha bateria guerreiro. O ativismo dentro e fora da net requer muito fôlego. E ontem.. com um calor extremo fui fazer coleta de dados no meio ambiente, senti que ia derreter mas.. a adrenalina acaba mantendo as forças. Queria que parassem com a detonação para eu poder... sossegar e.. ir ao cinema curtir uma vidinha normal, quem sabe. Abraços e obrigada por estar comigo.

3:05 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

E a cor da plumagem???
E a cor dos olhos???
E a cor dos pezinhos???

Tive dois deles que me foram dados de custódia e ficaram tão meus amigos, que viviam soltos pela casa em um puleiro que eu deixava na varanda de vidro, com as janelas abertas para poderem voar até a reserva do morro dos macacos que fica do outro lado da Lagoa da Conceição e na frente do meu olhar... Volta e meio eles voavam até os meus ombros e me davam bicadinhas pelo pescoço e por onde bem entendiam. Eu adorava aqueles bichos, mas como tudo que tem vida, um dia se acaba...

Mas ficaram as memórias e meu respeito por eles!!!

Obrigada e um lindo dia!!!
ò,ó

5:12 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Adorei a tua pergunta e já deixei lá, minha resposta!!!

Vá até lá para saber!!!
Beijinhos!!!
ò,ó

6:34 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

6:34 da tarde  
Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

"O que é voçê acha do corpo humano"?

E tu leu o que eu te respondi???

Beijinhos!!!
ò,ó

10:07 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Olhando para a foto em questão do tucano, o que sobresai são realmente as côres do animal e que côres..parece uma salada de fruta tropical em forma de papagaio, e se na foto as côres impressionam imagino ao vivo. Sem dúvida que é um dos animais mais coloridos que já vi, seja em foto ou ao vivo. Foto muito bonita juntamente com o peixe-balão.

5:08 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial