quarta-feira, maio 02, 2007

Alternativas ao Homem...Please!

O Parque Natural de Montesinho, com uma área de 75.000 hectares, é o maior parque no território continental. Está localizado no extremo nordeste de Portugal, na denominada "Terra Fria transmontana" entre Vinhais e Bragança.

A grande diversidade de habitats determinam uma elevada importância ao nível da fauna a nível nacional e europeu, quer pela grande diversidade biológica quer pela ocorrência de diversas espécies ameaçadas.
Existem 48 espécies de mamíferos, cerca de 70% dos mamíferos terrestres que ocorrem em Portugal, o que corresponde a 26% de todas as espécies da Europa.

Pela sua importância destaco grande parte delas:
Morcego-de-ferradura-grande, Morcego-de-ferradura-pequeno, Morcego-rato-grande e Morcego-rato-pequeno. Esquilos, Rato-dos-lameiros, Javali, Veado e Corço. Toupeira, Ouriço cacheiro, musaranhos.Coelho, Lebre, Gineta, Lobo-ibérico,Toirão, Marta, Lontra, Gato-bravo e Raposa. Petinha-ribeirinha, Petinha-das-árvores, Picanço-de-dorço-vermelho, Tordo-comum e Dom-fafe, o rouxinol, a andorinha-dos-beirais e a Águia-real,o tartaranhão-azul e a Águia-caçadeira. A Cegonha-branca, a Cegonha-negra, o Mocho-pequeno, a Coruja-das-torres, o Bufo-Real, a Felosa-carrasqueira, a Felosa de Bonelli e Perdiz-cinzenta.

Segundo noticias avançadas pela comunicação social um parque eólico está previsto para o "coração" do parque de Montesinho entrando previsto entrar em funcionamento já em 2009. A obra será elaborada pela empresa irlandesa Airtricity Energias Renováveis e segundo o presidente da câmara de Bragança o projecto "necessita de muita cooperação institucional, abertura por parte do governo e nada de fundamentalismos"
.

A questão deixada por Miguel Barbosa no seu excelente faunaiberica.blogspot.com é de facto a que se impõe: "visto que as áreas protegidas portuguesas (incluindo a Rede Natura 2000) ocupam cerca de 21% do território nacional não sobrará espaço suficiente para a construção de parques eólicos nos restantes 79%?".
De facto nestes casos não tenho nenhum pejo em me considerar fundamentalista. Criem quotas de consumos e captação de energias renováveis em locais fora das áreas protegidas! Thanks.

1 Comentários:

Blogger la Harych disse...

Desde Argentina te felicito por este blog y es indudable que el capitalismo ha entrado en la fase de la barbarie, por eso más que nunca debemos unirnos para defender nuestras vidas. Fuerza
Vivi

1:03 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

<< Página inicial