domingo, janeiro 08, 2006

Refugiados de nós..

As Nações Unidas alertam para uma nova categoria de pessoas que, como consequência da degradação ambiental, são denominados "Refugiados do ambiente".
Todas as alterações climáticas e catástrofes ambientais, crescentes de ano para ano, têm aumentado o numero destas pessoas, que se tornam refugiados. As estimativas apontam para pelo menos 20 milhões de refugiados em todo o mundo. Catástrofes como o Tsunami de 2004 no Oceano Indico e o furacão Katrina em Nova Orleans foram e são contributos dramáticos para estes números. Actualmente o deserto de Goni na China expande-se 26.000 kilometros quadrados por ano. O aquecimento global da terra e o aumento progressivo do nivel do mar serão factores decisivos à migração humana.
As previsões do instituto para o ambiente e segurança humanitária das Nações Unidas (UNU-EHS) apontam para 50 milhões de pessoas em 2010 e 150 milhões em 2150. Mais do que os refugiados de repressão politica e Guerra juntos.
Por este caminho, muitos seremos os que nos temos de refugiar dos gritos do nosso planeta.
Mas não estará ao mesmo tempo o planeta a refugiar-se de nós?

3 Comentários:

Blogger Águas da Vida News disse...

Parabens pelo seu trabalho. Adorei o blog voltarei mais vezes. Beijos.

3:43 da tarde  
Blogger Fátima Silva disse...

O Planeta vai enviando sinais nada animadores, resultado, muitos deles, da nossa irresponsabilidade e ganância. Os problemas ambientais avolumam-se e as acções dos homens continuam infrutíferos e inconsistentes.
Gostei muito do post.

7:47 da tarde  
Blogger Desambientado disse...

Hugo.

De facto essa temática é preocupante.
Há no teu post algo que não percebo, o que é que o tsunami do Indico tem a ver com alterações climáticas globais?

12:02 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial