Refugiados de nós..
As Nações Unidas alertam para uma nova categoria de pessoas que, como consequência da degradação ambiental, são denominados "Refugiados do ambiente".
Todas as alterações climáticas e catástrofes ambientais, crescentes de ano para ano, têm aumentado o numero destas pessoas, que se tornam refugiados. As estimativas apontam para pelo menos 20 milhões de refugiados em todo o mundo. Catástrofes como o Tsunami de 2004 no Oceano Indico e o furacão Katrina em Nova Orleans foram e são contributos dramáticos para estes números. Actualmente o deserto de Goni na China expande-se 26.000 kilometros quadrados por ano. O aquecimento global da terra e o aumento progressivo do nivel do mar serão factores decisivos à migração humana.
As previsões do instituto para o ambiente e segurança humanitária das Nações Unidas (UNU-EHS) apontam para 50 milhões de pessoas em 2010 e 150 milhões em 2150. Mais do que os refugiados de repressão politica e Guerra juntos.
Por este caminho, muitos seremos os que nos temos de refugiar dos gritos do nosso planeta.
Mas não estará ao mesmo tempo o planeta a refugiar-se de nós?
3 Comentários:
Parabens pelo seu trabalho. Adorei o blog voltarei mais vezes. Beijos.
O Planeta vai enviando sinais nada animadores, resultado, muitos deles, da nossa irresponsabilidade e ganância. Os problemas ambientais avolumam-se e as acções dos homens continuam infrutíferos e inconsistentes.
Gostei muito do post.
Hugo.
De facto essa temática é preocupante.
Há no teu post algo que não percebo, o que é que o tsunami do Indico tem a ver com alterações climáticas globais?
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial