quarta-feira, setembro 06, 2006

Perdas..

Steve Erwin, conhecido como «Crocodile Hunter», morreu segunda-feira dia 04/09 ao ser atingido pela cauda de uma raia.
De acordo com Bryan Fry, director da Australian Venom Research Unit, unidade de pesquisa de substâncias venenosas, na Universidade de Melbourne, uma picada de raia é "extraordinariamente dolorosa”, mas os casos mortais são muito raros. O responsável explica que o veneno libertado pela raia funciona como uma arma de defesa e não é letal, mas as farpas que compõem a cauda do animal, e que podem atingir os 20 centímetros, são as principais causadoras da morte. "O problema não é quando entram, é quando saem", provocando lesões muito graves no corpo da vítima, esclareceu Bryan Fry.
Irwin sabia os riscos que corria no seu trabalho, mas as suas performances destemidas e excêntricas com animais perigosos, nomeadamente com crocodilos, o seu animal favorito, e que ficariam registadas em várias séries televisivas e no filme "Crocodile Hunter", de John Stainton (2002), onde desempenhou o papel principal, pareciam negar essa consciência.
A sua carreira ficaria marcada por episódios bizarros, que provocaram fortes polémicas, quando aproximou o seu filho recém-nascido Bob de crocodilos e tubarões. Justificaria depois o acto com a necessidade de desmistificar os perigos da natureza junto do público.
Não sei se desmistificou alguma coisa. Talvez pelo contrário, tenha mistificado.
Ao nivel do que fizeram grandes embaixadores da vida selvagem como Jacques Cousteau e David Attenborough.

Se houve lágrimas de crocodilo, elas foram verdadeiras.

1 Comentários:

Blogger Lâmina d'Água & Silêncio disse...

Sempre achei que ele incomodava um tanto as criaturas e o achava fanfarrão. Não entendi direito como pode receber uma ferruada certeira no coração... Devia estar agarrado a ela que muito naturalmente, se defendeu. E sabemos todos que um dia é da caça e o outro do caçador... Nem sempre nesse mesma ordem...

Beijo,
Cris

9:15 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial