domingo, fevereiro 19, 2006

Crescer para lado nenhum..

Muita da biodiversidade da Costa Rica está umbilicalmente ligada aos seus rios.
Lá, como aqui, há rios que rasgam o país.

Lá, como aqui, água dá vida, água é vida.
É ela que alimenta a beleza animal e vegetal que amamos, que gostamos ou que nos é indiferente mas nos sustenta. Mas lá, eles ainda transportam vida.
Falar das particularidades das espécies com a qual tive contacto é uma motivação obvia, mas
primeiro tenho uma resposta a dar-lhes. Aos rios de lá.
Cá, tambem temos rios. Tambem já eles tiveram cheios de vida. Agora não, morrem lentamente. Temos industrias quimicas e texteis, celuloses e matadouros, pequárias e esgotos urbanos que fizeram partir as ostras, o golfinho, o salmão, a carpa...e a cor de cada um deles. Do Tejo, do Sado, do Vouga, do Caima, do Ave, do Lis, do Douro, do Alviela, do Guadiana, do Zêzere...
Cuidado que é tudo feito rápida e serenamente. Impune e naturalmente.
É por isso que desejo que te mantenhas assim. Com pouca coisa mas com tanta, tão pobre mas tão viva. Até quando Costa Rica?

3 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Nossa! Que foto é essa? -Se isso é o que estou vendo mesmo.... é o apocalipse motorizado. O apoclipse não virá dos céus, está quase pronto nas mãos dos homens. Ixi... vai ser um ranger de arrependimentos......

4:33 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Oi guerreiro de tantas. Fala sério... que rio é esse com esse tanto de peixe morto? -hmmm... vc me perguntou "que premio é esse"?- acho que vc leu algo nos comentarios do blog. Não é premio naum guerreiro. É que colocaram meu blog entre os The Best na gazeta dos blogueiros.. a umas duas semanas atrás, talvez tá lá ainda naum sei. O GREENPEACE não dá premio..rs. dá é trabalho.. um trabalho que nunca terá fim, ou... acabará no fim! Eieeeeee.... tjudo bem com você?

2:56 da tarde  
Blogger Desambientado disse...

Que título tão bem escolhido..Efectivamente assim, crescemos para lado nenhum e regredimos para o reino da bestialidade.

Um abraço.

9:49 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial